Cuidados com o Carro

Cuidados com o Carro: 5 dicas preciosas

29 Mar 24
3 min
01

Alguns cuidados com o carro são imprescindíveis para aumentar a vida útil do veículo. Quer saber quais? Então confira a lista neste blog post!

Quem tem um automóvel sabe quanto precisou se esforçar para vê-lo na garagem. Afinal, não é todo dia que a gente pode ir à concessionária e pegar um novo, não é mesmo? É por isso que devemos estar atento aos cuidados com o carro para aumentar sua vida útil.

Além de conservar esse bem por muito mais tempo você ainda pode reduzir gastos extras, já que um carro bem cuidado gasta menos com oficinas mecânicas e reparos, por exemplo.

Neste blog post reunimos dicas importantes para você dar aquela atenção especial ao “possante”. São pequenos detalhes, mas que podem fazer toda diferença. Confira!

Cuidados com o carro: dicas para ampliar a vida útil dele

  1. Fique de olho nos freios

Este é um dos itens que jamais deve ficar de fora da lista de cuidados com o carro. A indicação, inclusive, é que eles sejam verificados mensalmente. Fique atento ao fluído de freio, em vazamentos na parte hidráulica ou desgastes nas pastilhas e discos. Seja qual for a alteração, não hesite em levar o veículo a um mecânico de confiança para detectar o problema e corrigir em tempo.

2. Pneus devem estar em dia

Pneus e segurança do veículo são duas coisas que andam juntas. Por isso mesmo, ele deve sempre estar no seu radar de cuidados com o carro. Aqui, o principal é se ater ao desgaste da borracha

Ao dirigir, o veículo pode pender para um determinado lado, o que pode indicar a necessidade de alinhamento e balanceamento em empresa especializada, por exemplo.

  1. Não deixe o nível do óleo baixar

O óleo é super importante para manter as peças do motor lubrificadas. Por isso, precisa ser verificado periodicamente. Quando o nível estiver baixo é necessário procurar um local especializado para verificar se não há vazamentos. 

Ah, e de tempos em tempos, faça a substituição do óleo conforme a orientação da montadora ou oficina de confiança. A grande maioria das trocas de óleo fornece um adesivo, normalmente colado no vidro ao lado do passageiro contendo informações como quilometragem da próxima troca de óleo, filtro etc. Assim, você evita falhas no sistema de lubrificação do veículo ou avarias ainda maiores no motor.

  1. Cuide da pintura

Um carro limpo e bem cuidado também ajuda a prolongar o tempo de uso do mesmo. Sem falar que se no futuro você quiser vendê-lo, pode ajudar a valorizar o preço. 

Percebeu alguma parte descascada ou amassada? Busque sempre arrumar o quanto antes. Isso porque a tinta pode se desprender da lataria, abrindo espaço para a oxidação do metal. Além disso, evite também deixar o carro por longos períodos no sol. Ele pode desgastar a pintura, dando chances para a ferrugem. 

O mesmo é válido para estacionar embaixo de árvores. As fezes das aves são bastante ácidas e, por longos períodos, podem deixar a pintura manchada.

  1. Inclua as revisões em seu orçamento

É verdade que a ida para a oficina pode resultar em gastos extras, mas as revisões são essenciais nos cuidados com o carro. Para quem tem carro novo, as revisões devem seguir o tempo de recomendações das montadoras para manter-se a garantia do veículo.

No caso de veículos seminovos, a atenção deve ser ainda maior. O indicado é que você faça uma visita ao mecânico de sua confiança a cada seis meses. Pode parecer exagero, mas sem dúvida o gasto será muito maior ao ter um carro com problema e não fazer nada.

Agora que você já sabe mais sobre cuidados com o carro, fica mais fácil manter o veículo sempre em dia! Quer conhecer mais sobre o universo automotivo? Visite o blog do MIT Consórcio e confira nossos conteúdos!

Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES