Cuidados com o Carro

Regulagem do farol: por que e como fazer?

25 Feb 21
3 min
01

Está precisando fazer a regulagem dos faróis de seu carro, mas não quer gastar muito com isso? Então, confira o passo a passo para fazer a manutenção em casa!

Ela pode até não ser muito lembrada, porém a regulagem do farol deve estar sempre na lista da manutenção preventiva. Isso porque esse item é essencial para a segurança e conforto do motorista, seja para transitar na cidade ou na rodovia.

Neste blog post, vamos ensinar você como fazer a regulagem do farol em casa. Assim, você não gasta muito e ainda deixa seu carro em dia. Confira!

Por que regular os faróis?

A regulagem do farol deve ser feita por três motivos. O primeiro deles é para que ele ilumine de modo eficiente a via, garantindo ao motorista visibilidade da mesma. O segundo ponto é porque, com a regulagem em dia, a iluminação não ofusca a visão dos outros condutores, esteja ele trafegando no mesmo sentido ou na pista contrária.

Por fim, o terceiro motivo é que transitar com os faróis desregulados é passível de multa. O Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 223, prevê infração grave, com cinco pontos na carteira, para esta situação. O motorista corre o risco, inclusive, de ter o veículo retido para regularização.

Como saber se os faróis estão desregulados?

Buracos, ruas irregulares ou desgaste da suspensão do veículo são algumas das situações que causam a desregulagem dos faróis. Para ter certeza de que eles estão ou não alinhados faça um simples teste, à noite, ao andar pela estrada com o farol baixo.

Repare se no carro da frente o facho do lado esquerdo está quase reto e do direito tem uma linha mais inclinada para cima, de dentro para fora. O correto é que as duas linhas estejam projetadas levemente para baixo. Caso contrário você mesmo pode fazer a regulagem do farol, como vamos mostrar a seguir.

Como regular os faróis do carro?

Qualquer pessoa consegue fazer a regulagem do farol na própria garagem sem necessitar de ajuda especializada. No entanto, para fazer o procedimento, é importante utilizar ferramentas adequadas, que encaixem corretamente nos parafusos de regulagem que estão na carcaça do farol.

Passo a passo para a regulagem do farol:

1. Pare o carro em um local plano:

O indicado é que ele fique cinco metros longe da parede. Se for necessário, utilize uma fita métrica para fazer a demarcação correta. Também se certifique de que os pneus estejam calibrados para não dar diferença em um dos lados.

2. Faça a medição da altura do farol:

Verifique o centro de ótica de cada farol e meça até o solo. Digamos que, por exemplo, o valor seja de 60 centímetros. Em seguida vá até a parede e subtraia 5 cm, equivalente aos 5 metros de distância do carro. Para cada metro de distância, um centímetro a menos. Ou seja, nesse caso faça uma marcação na parede com 55 cm.

3. Verifique o facho de luz:

Acenda os faróis e veja se a projeção do facho está posicionada no traço que você marcou na parede. Ele não pode ter sombras ou manchas escuras abaixo ou acima do mesmo.

4. Faça o ajuste, se necessário:

Percebeu que o farol está desregulado? Então, levante o capô do veículo e encontre o local onde estão os parafusos dele. Em cada lado existe sempre dois parafusos. Um se refere a regulagem vertical e outro horizontal. Gire-os até que as linhas de projeção fiquem na altura das marcas.

 

Viu como é fácil fazer a regulagem do farol? Manter a manutenção desse e de outros itens do carro garante a segurança tanto do motorista quanto de outras pessoas. Além disso, evita gastos maiores com o automóvel.

 

Quer saber mais sobre cuidados com o carro? No blog do MIT Consórcio tem muito mais conteúdo. Confira!

Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES