Dicas Mit

Tração 4x4 ou 4x2: qual a diferença?

28 Mar 24
2 min
01

Tração 4x4 ou 4x2: qual a diferença?

Quando aparece um anúncio de picape andando por um terreno acidentado e cheio de lama, um dos destaques mais comuns é que ela é 4x4. Sem dúvida esse termo é muito conhecido no universo dos carros, mas nem todo mundo sabe o que realmente significa.

Antes de abordarmos sobre o 4x4 ou 4x2, queremos deixar claro o que significa cada número. O da esquerda indica quantas rodas tem o carro. Já o da direita quer dizer quantas rodas podem tracionar. Ou seja, que transmite a força do motor.

Explicado isso, agora vamos ao que interessa! Boa leitura.

4x4 ou 4x2: a tração está nas rodas

Um carro 4x4 é aquele que tem tração nas quatro rodas. Além de segurança, esse sistema aumenta consideravelmente a aderência dos veículos, especialmente em curvas e em pista molhada, o que ajuda a reduzir o risco de acidentes.

Confira abaixo quais os tipos de tração 4x4 que o mercado oferece:

  • 4x4 (4WD do inglês Four-Wheel Drive): significa que o veículo tem tração nas quatro rodas somente em determinadas condições. O acionamento pode ser mecânico (por alavanca) ou eletrônico (por botões ou até mesmo automaticamente);
  • 4x4 parcial (part time 4 WD): opera sob demanda, tracionando as quatro rodas e bloqueando os eixos dianteiro e traseiro em conjunto através de uma alavanca. Geralmente conta com duas faixas de velocidade (Hi e Lo);
  • 4x4 tempo integral (full-time 4WD): o sistema de tração nas quatro rodas pode ser contínuo em todas as superfícies. Porém, é possível ter a opção de tempo parcial de operação, alterando para 2WD em superfícies secas, por exemplo.
  • 4x4 (AWD): neste sistema a tração é acionada automaticamente, assim que monitores internos percebem qualquer diferença de velocidade individual em um ou mais rodas.

4x4 ou 4x2: onde a tração acontece

A tração em duas rodas ainda é a mais utilizada nos automóveis que vemos no mercado. Poderíamos dizer que eles são os carros “normais”.

Na maior parte dos modelos a tração é dianteira (FWD, Front-Wheel Drive). Já nos mais esportivos o que predomina é a tração traseira (RWD, Rear-Wheel Drive).

Para que serve a tração reduzida

A tração reduzida é um sistema de engrenagens presente nos veículos 4x4 responsável por aumentar a força do motor. Isso faz com que o carro consiga superar obstáculos mais facilmente, mesmo estando em uma velocidade menor.

Um exemplo simples para você entender esse sistema é o câmbio de uma bicicleta. Neste caso, a reduzida funciona como as primeiras marchas. Embora você pedale mais rápido, a bicicleta anda pouco, porém com muita força.

Normalmente, o uso da tração reduzida ocorre em situações adversas. Por exemplo, ao andar por uma trilha em meio à mata você pode se deparar com um piso escorregadio. É nesse cenário que o motorista pode acioná-la.

---
Agora que você já sabe quando um carro é 4x4 ou 4x2, fica mais fácil escolher o modelo ideal pra você, não é mesmo? Para conferir mais conteúdos como esse, confira o blog do Consórcio MIT e saiba mais!

Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES