Educação Financeira

8 hábitos para economizar combustível

19 Mar 24
2 min
01

Você quer cortar gastos do seu orçamento, mas não sabe por onde começar? Que tal conhecer alguns hábitos para economizar combustível? Confira nossas dicas!

A redução de custos é um ponto importante para quem quer manter o orçamento dentro do planejamento financeiro. E um dos maiores gastos para proprietários de veículos vem do abastecimento. Por isso, muitos buscam pelos melhores hábitos para economizar combustível e reduzir essas despesas.

Portanto, selecionamos neste texto dicas necessárias de práticas do dia a dia que podem ajudar você com isso. Confira!

Não conduza no ponto morto

A primeira dica de hábitos para economizar combustível é algo bem comum de acontecer: utilização do ponto morto em ladeiras. 

Embora a ideia seja exatamente economizar, o que acontece é o oposto disso: o veículo consome mais combustível. Isso porque o sistema de injeção trabalha, consumindo gasolina ou etanol, para manter o motor ligado.

Calibre os pneus

Manter os melhores hábitos para economizar combustível diz respeito à manutenção diária do veículo, e calibrar os pneus é uma etapa para isso. Além de garantir o bom funcionamento, a calibragem também influencia no rendimento do automóvel. Afinal, quando os pneus não estão calibrados, o motor trabalha mais e o consumo aumenta.

Cuidado com o ar condicionado

O bom clima dentro do veículo é essencial para uma viagem tranquila, mas é preciso saber que o uso exagerado do ar condicionado pode consumir mais combustível do que o esperado. 

Preste atenção às trocas de marcha

Dentre os bons hábitos para economizar combustível, está o controle de troca de marcha. Isso porque a troca de marcha errada pode aumentar o consumo de combustível. Por isso, se atente ao manual e às informações quanto à rotação e velocidade necessárias para manter o ritmo adequado.

Mantenha a manutenção preventiva em dia

Prestar manutenção ao veículo é ideal para manter seu bom funcionamento. Portanto, a manutenção preventiva é a melhor maneira de fazer isso e ainda garantir a economia de combustível. Afinal, as revisões darão conta de questões como a troca de óleo, troca de filtros, alinhamento da suspensão, entre outras.

Tome cuidado com a qualidade do combustível

Quando o assunto são hábitos para economizar combustível, prestar atenção quanto ao abastecimento é muito importante. Por exemplo, o combustível aditivado é o mais recomendado, mas a adulteração ou mistura dele influencia na qualidade e pode também afetar o desempenho do carro.

Para evitar problemas, abasteça sempre em postos com selo da ANP.

Evite freadas bruscas e arrancadas

Um dos hábitos para economizar combustível que você precisa manter é a tranquilidade ao dirigir. Ou seja, evite as freadas bruscas, pois é uma atitude que força alguns mecanismos do carro, aumentando as chances de desgastes precoce e do consumo de combustível.

Evite andar com o carro na reserva

Evitar andar com o carro na reserva também é outro passo importante para economizar com abastecimentos. Isso porque, além de cuidar para que não ocorra algum problema maior, também evita paradas imprevistas em postos de abastecimento desconhecidos ou pouco confiáveis.

Viu como é possível mudar seus hábitos para economizar combustível? Esperamos ter te ajudado  com isso. E não se esqueça que você pode conferir outros conteúdos como este no blog!

Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES