Cuidados com o Carro

Manual ou automático | Qual o melhor câmbio de carro?

25 Apr 24
3 min
01

Você tem dúvida na hora de fazer a escolha pelo manual, automático ou automatizado? Nesse post você vai saber qual o melhor câmbio de carro. Confira!

Qual o melhor câmbio de carro, o manual, automático ou automatizado? Você tem dúvidas sobre qual opção é ideal para garantir melhor consumo e desempenho? Então esse post é para você! A gente fez um comparativo para você tirar suas próprias conclusões e, principalmente, ter certeza na hora da escolha.

Os câmbios automáticos consomem mais combustível e entregam um desempenho menor. Mas existem, também, câmbios que possuem um desempenho melhor do que o manual e com um consumo menor.

Ficou interessado? Então leia o conteúdo e saiba mais!

Câmbio de carro: qual a diferença entre o manual e o automático?

De um modo geral podemos dizer que a maior diferença entre essas duas opções é a embreagem. No sistema de câmbio manual, é necessário pisar e utilizar a embreagem, já no câmbio automático é utilizado o conversor de torque.

Mas hoje em dia existem no mercado muitos tipos de câmbios de carro manuais ou automáticos. É por isso que o conhecimento faz toda a diferença na hora de escolher. 

Câmbio manual

O câmbio manual foi chamado de hidramático por muitos anos no Brasil. O primeiro veículo com câmbio manual saiu da fábrica em 1939. 

Esse tipo de câmbio de carro consome uma média de 15% a menos de combustível. Além de apresentar menor custo, tem também a manutenção mais barata. E com ele você pode ter maior controle sob o veículo. 

Mas é preciso ter cuidado porque muitos motoristas acabam consumindo mais energia ao errar na hora de trocar de marcha, então essa diferença de consumo de combustível acaba sendo compensada ao do câmbio automático. 

Câmbio automático

Ele consome mais combustível, mas necessita de menos ação do motorista e pode oferecer maior conforto ao dirigir. A função do câmbio automático é a de conduzir a rotação do motor à transmissão por meio hidráulico.

É esta ação que aumenta o consumo de combustível para um mesmo nível de desempenho. 

A boa notícia é que os carros mais modernos já saem das fábricas com esse aumento reduzido. A tecnologia do câmbio automático está melhorando para equilibrar o consumo que já é mínimo nos modelos novos. 

E sem falar que nesse tipo de câmbio as trocas de marcha são quase imperceptíveis e de fácil operação. Por exemplo, se você estiver parado num engarrafamento vai agradecer a possibilidade de ter um carro com câmbio automático.

Câmbio automatizado com dupla embreagem

Este tipo de câmbio de carro reúne o melhor dos dois tipos. Isso porque ele permite trocas automáticas rápidas ou manuais sequenciais e ainda com o menor consumo. 

O preço é mais acessível em comparação com o automático e permite ao motorista mais conforto do que o manual. E, claro, outra vantagem é que no trânsito ele vai trabalhar praticamente sozinho, diminuindo o stress.

----

Gostou de conhecer qual o melhor câmbio de carro para você? Apresentamos um pouco das principais características de cada modelo. Mas não se esqueça que não existe um tipo ideal. O melhor câmbio para o seu carro é aquele que combina com a sua preferência!

Se quiser conhecer outros conteúdos que vão garantir conforto e segurança ao rodar, acesse o nosso blog. Lá temos muitas dicas para você tomar as decisões com a tranquilidade de ter feito a escolha certa!



Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES