Consórcio

Carta de crédito: tudo sobre o que é e como usar

20 Apr 24
3 min
01

Você quer entender melhor como funciona a carta de crédito? Neste blog post explicaremos tudo que você precisa saber para não ficar com mais nenhuma dúvida.

Receber a carta de crédito é o momento mais esperado de qualquer consorciado. Afinal, é com ela em mãos que você poderá adquirir o bem desejado. No entanto, esse assunto ainda gera uma série de dúvidas.

Se você está em busca de respostas para entender como funciona a carta de crédito, este blog post pode lhe ajudar. Confira!

Como o consórcio funciona?

O funcionamento do consórcio é bastante simples de entender. Nele, é reunido um grupo pessoas com o mesmo desejo de conquistar um determinado bem. Para isso, elas contribuem mensalmente dentro de um prazo estipulado.

Além disso, todo mês ocorre um sorteio para saber quem do grupo está apto a adquirir o bem contratado. A organização de todo o processo fica a cargo da administradora de consórcio. 

Explicado isso, agora vamos entender melhor sobre a carta de crédito e suas funcionalidades. Acompanhe!

O que é uma carta de crédito?

A carta de crédito é o documento que dá direito ao consorciado a compra do bem desejado. Como exemplo, podemos dizer que ela é igual a um vale-compra.

Nesse caso, a administradora é encarregada de fazer a entrega do documento ao consorciado, liberando a aquisição.

É bom lembrar que, no consórcio, o participante não recebe o dinheiro direto na conta. A compra é feita por meio da carta de crédito e toda negociação ocorre entre administradora e vendedor.

Quando a carta de crédito é contemplada?

A contemplação da carta de crédito ocorre durante as assembleias realizadas pela administradora. O modo mais comum de recebê-la é através de sorteio.

No entanto, o consorciado que não quer apenas  depender da sorte pode oferecer um lance, para também receber a carta de crédito. Esse procedimento corresponde a antecipação do pagamento das parcelas e pode ser feito dentro de três possibilidades:

  • Lance livre: qualquer valor pode ser oferecido, sendo que ganha quem apresentar o maior lance;
  • Lance fixo: tem um valor determinado pela administradora;
  • Lance embutido: quando o consorciado oferece parte de sua carta de crédito como lance.

Como posso usar a minha carta de crédito?

O consorciado que possui a carta de crédito em mãos pode utilizá-la para a compra de qualquer bem, desde que pertença à categoria de seu grupo de consórcio.

Digamos que, por exemplo, você fez um consórcio de automóvel. Então, está apto a comprar qualquer modelo ou marca de carro que desejar. Dentro dessa categoria ainda estão aeronaves, embarcações e máquinas e equipamentos.

“Ah, mas mudei de ideia e quero comprar uma casa. Posso?”. Não, o sistema de consórcio não permite que uma carta de crédito contemplada seja utilizada em outra categoria.

Apesar disso, outras situações são permitidas como, por exemplo:

  • Adquirir um bem com valor inferior: isso é possível e a diferença pode ser utilizada a seu critério. Por exemplo, você pode pagar despesas relacionadas à aquisição do bem usando até 10% do valor total de crédito recebido. Você também pode quitar prestações do consórcio, desde que estabelecido em contrato. Por fim, pode receber a diferença em espécie, mas  é preciso estar com as obrigações financeiras quitadas para com o grupo e a administradora.

  • Comprar algo de maior valor: você tem essa possibilidade, desde que complemente a diferença da carta de crédito com recursos próprios.

Gostou desse assunto, mas ainda tem dúvidas? Consulte nosso FAQ que contém muitos outros temas.

E já que estamos falando em consórcio, que tal fazer uma simulação para entender melhor como fazer parte de um grupo? É rápido e fácil!

Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES