Dicas Mit

Como calcular a depreciação de um veículo?

22 Sep 20
3 min
01

Você sabe como funciona o resgate do prêmio do consórcio? E quanto tempo é preciso esperar para isso? Clique no artigo e tenha essas e outras respostas!

Ter seu consórcio contemplado é sem dúvida o momento mais esperado de qualquer participante. Mas o que fazer depois que você recebe a liberação do crédito? Muitas pessoas não sabem como funciona essa etapa.

Pensando nisso, reunimos neste artigo as principais orientações para informar o que ocorre depois da liberação da carta de crédito. Acompanhe!

Como funciona a contemplação do consórcio?

Existem 3 formas para ser contemplado em um consórcio: 

  1. Sorteio;
  2. Lance livre;
  3. Lance fixo.

No primeiro caso, todo mês a administradora do consórcio sorteia um número de determinada cota para definir quem é o vencedor. Para isso, ela realiza uma assembleia com todos os participantes. Deste modo, todos concorrem igualmente, e vence aquele que tiver a cota sorteada.

Já o lance livre funciona como uma alternativa para o consorciado tentar antecipar a liberação de sua carta de crédito. Para isso, antes da assembleia, ele comunica à administradora que tem um valor a mais como forma de adiantamento do pagamento de suas parcelas. Quem ofertar o maior valor vence.

O segundo tipo de lance é o fixo. Nele, a administradora estabelece um valor mínimo. Se houver duas pessoas ou mais, é feito um desempate por sorteio.

Existe ainda um tipo de lance chamado de embutido. Neste link explicamos como ele funciona direitinho, confira!

Quanto tempo demora até minha cota ser contemplada?

Esta é sem dúvida uma das perguntas mais feitas por quem quer ter logo seu consórcio contemplado, porém a resposta não é tão fácil assim.

Se você participar unicamente dos sorteios, vai depender de que sua cota seja a sorteada do mês. A questão é que isso pode ocorrer no primeiro ou no último mês do consórcio.

Se você participa, por exemplo, de um consórcio de carro, isto significa dizer que sua contemplação pode demorar entre 60 e até 100 meses. Portanto, é um investimento de médio a longo prazo.

Como funciona a liberação do crédito?

Chegou o grande momento e você recebeu a notícia de seu consórcio contemplado. E agora, o que fazer? 

A liberação do crédito não é complicada, basta que você siga algumas orientações, confira!

  1. O primeiro passo é comunicar à administradora do consórcio como vai utilizar a carta de crédito. Esta pode ser destinada à compra de um veículo, imóvel ou contratação de um serviço. Neste momento é necessários especificar o modelo ou unidade em questão;
  2. O passo seguinte é reunir a documentação exigida pela empresa para dar andamento na avaliação e liberação do seu crédito. Eles são necessários para que a administradora tenha uma garantia de que você vai continuar honrando com seu compromisso até o final do grupo de consórcio.
  3. Documentos recebidos, agora é hora da administradora fazer uma análise e, caso necessário, solicitar mais informações. Pode ser que seja exigido algum fiador nesta etapa, que também precisará apresentar alguns documentos.
  4. Depois de tudo estar certo, você recebe informações de como fazer o uso de sua carta de crédito, que será liberada dentro de poucos dias.

Posso utilizar o crédito como quiser?

Quem tem o consórcio contemplado pode usar o crédito para comprar qualquer bem pertencente à categoria de seu grupo. Por exemplo, se você está participando de um consórcio de carro, pode comprar qualquer tipo ou marca de automóvel que desejar, desde que este faça parte da categoria contratada.

É importante lembrar ainda que o consorciado não recebe o dinheiro em mãos para fazer a compra do bem. Quem o faz é a administradora do consórcio, responsável pela operação.

--
Viu como é fácil o processo de receber a carta de crédito? Fácil também é fazer uma simulação no site do MIT Consórcio. Aproveite!

Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES