Dicas Mit

Etanol ou gasolina: qual é melhor para meu carro?

19 Apr 24
3 min
01

Com a popularização dos carros flex no Brasil, as dúvidas sobre etanol ou gasolina ainda persistem. Conheça as principais vantagens de cada um deles!

Os carros flex estão se tornando cada vez mais populares no Brasil. A Mitsubishi, por exemplo, conta com o ASX, um crossover robusto, com tração 4x4 e que oferece uma maior potência e torque. 

Apesar dessa versão estar presente no mercado há mais de 15 anos, muitos motoristas ainda têm dúvidas se o melhor é abastecer com etanol ou gasolina. Antes de respondermos a essa pergunta, é preciso entender o conceito do motor flex.

Trata-se de um modelo que funciona com etanol ou gasolina, sendo que os dois combustíveis podem ser utilizados de forma alternada ou juntos.

Na hora de escolher, é preciso ficar atento aos benefícios que cada um oferece. Enquanto o etanol pode melhorar o desempenho do veículo, por exemplo, a gasolina consome menos.

Ou seja, é importante fazer um comparativo mais completo e avaliar o que é mais importante.

Para ajudar na escolha entre etanol ou gasolina, mostraremos abaixo as características específicas que cada um dos combustíveis oferece. Após, apresentaremos as situações em que cada um é considerado mais vantajoso.

Etanol ou gasolina: qual a diferença?

A gasolina é considerada o combustível mais utilizado no mundo. Ela possui boa resistência à compressão sem entrar em autoignição. 

Produzida através do petróleo, trata-se de uma fonte não-renovável, indicando que, em algum momento, ela pode acabar.

Já o etanol possui uma octanagem mais elevada, permitindo taxas de compressão maiores e, portanto, mais potência. É por este motivo que carros que utilizam esse combustível possuem um ótimo desempenho.

Por ser derivado da cana-de-açúcar, o etanol é renovável e mais ecológico, visto que, no início do seu ciclo de vida, ele captura o CO2 da plantação. Além disso, polui muito menos que os combustíveis fósseis – que é o caso da gasolina.

Como escolher entre etanol ou gasolina?

Na hora de escolher o melhor combustível para o seu carro flex, é importante avaliar alguns fatores. Confira abaixo quais são eles:

  • Relação custo-benefício

O litro do etanol é mais barato, porém, nem sempre é mais vantajoso que a gasolina. O que ocorre é que o seu poder calorífico é de 70% se comparado ao da gasolina – em carros mais modernos, pode chegar até 75%. Logo, é preciso ter mais litros dele para equivaler o uso da gasolina.

Na hora de abastecer, é importante colocar esses números na ponta do lápis para saber o que realmente está valendo mais a pena.

  • Situação em que irá dirigir

O etanol melhora o desempenho do motor, porém, como possui um poder calorífico menor, chega a consumir cerca de 30% a mais que a gasolina. Assim, quem trafega na cidade ou realiza viagens com subidas acentuadas, o ideal é não utilizar o etanol, pois a autonomia será menor.

  • Fatores ambientais

Outro detalhe que pode ser levado em consideração na hora de escolher pelo etanol ou gasolina é a questão ambiental. O etanol possui cerca de 33% do percentual de carbono se comparado ao outro combustível. 

Logo, não ficam depósitos carboníferos no motor, emitindo menos poluentes na natureza. Além disso, como já dissemos, a fonte do etanol é renovável, o que naturalmente oferece benefícios ao meio ambiente.

----

O tipo de carro e a situação em que será utilizada são fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher entre etanol ou gasolina. Afinal, o mais importante é optar por aquele que, no fim das contas, oferece o melhor custo benefício para o motorista.  

Continue no blog da MIT Consórcios e confira mais dicas sobre carros e o universo de consórcio!

Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES