Cuidados com o Carro

A importância da revisão periódica de um carro contra a depreciação

20 Apr 24
2 min
01

Não deixe seu carro sofrer a depreciação! Confira a importância da revisão periódica e como fazê-la em nosso blog.

Para garantir a saúde do seu carro é fundamental ter o hábito da revisão periódica. É ela quem vai aumentar sua segurança e das pessoas que viajarão com você.

Para você não perder tempo e muito menos dinheiro, vamos dar algumas dicas sobre a importância da revisão periódica de um carro contra a depreciação.

Preciso fazer revisão em um carro novo?


Sim! Um dos erros mais comuns é pensar que se você roda pouco estará imune da manutenção preventiva. check up é essencial independente da quilometragem e, também, do tempo de uso. A revisão deve ser realizada independente de seu carro ser novo, semi novo ou usado.

É através dele que você tem certeza de que todas as peças do seu automóvel estão em perfeita condição de uso. São verificados, entre outros itens:

  • Motor;

  • Embreagem;

  • Freios;

  • Câmbio;

  • Suspensão;

  • Fios e os cabos elétricos;

  • Bateria;

  • Pneus;

  • Ar-condicionado.

Qual a validade da revisão periódica?

Você pode escolher fazer a revisão através da quilometragem. Neste caso é recomendável que ela seja feita a cada 10 mil quilômetros, de 6 em 6 meses ou qual vier primeiro.

A revisão periódica evita a depreciação e pode ser feita tanto pela concessionária da marca ou por um mecânico de sua confiança. Mas fique atento às revisões obrigatórias, elas precisam ser feitas diretamente na concessionária em momentos estabelecidos pela marca para que o carro não perca a garantia.

Eu mesmo posso fazer uma revisão no meu carro?

Alguns pontos da revisão, sim, mas tudo isso depende do seu entendimento sobre a mecânica do automóvel. É possível verificar o nível do óleo do motor, o líquido do radiador e a pressão do pneus. Mas essa é uma verificação rápida, que não gera custos e pode evitar prejuízos futuros. Mas não é suficiente para o bom andamento do seu carro. Ela não descarta a revisão periódica de um carro contra a depreciação.

Revisão periódica feita pelo mecânico

Caso você opte por fazer uma revisão em uma mecânica não autorizada da marca durante o período de revisões obrigatórias, você perde a garantia do seu carro. Quando a garantia obtida na compra do seu carro terminar, você pode recorrer a um mecânico de confiança para fazer uma revisão periódica.   

Se a escolha da revisão periódica for pela concessionária 


Na concessionária, a revisão é mais criteriosa. Vai além do básico, pois há um checklist de procedimentos para que nada passe despercebido. É quando você pode ter certeza de que todos os circuitos e comandos elétricos do carro também estão sendo analisados. São testes padronizados pela montadora executados por todos os representantes da marca.

----

Uma revisão abrange todos os sistemas do carro. E depois dela você estará seguro para rodar e aproveitar sua viagem de negócios ou o passeio com a família.

Gostou de nossas dicas para pegar a estrada com segurança? Acesse o nosso blog que lá tem mais dicas para você viajar sem maiores preocupações.


Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES